... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

7 de julho de 2011

Conservação da batata

A nossa batata já foi colhida hà 10 dias e, em jeito de balanço, é agradável dizer que  foi uma colheita abundante. De seguida surgiu o problema da conservação sem o uso de químicos porque armazená-la em local escuro, fresco e seco pode não ser suficiente. Todos conhecemos formas diferentes de a conservar em consequência da nossa própria experiência ou alheia e decidimos optar pelo armazenamento em cama feita com palha seca, tapada com ramos de folhas de eucalipto a fim de evitar a borboleta.

4 comentários:

  1. Oxalá resulte, Mas é sabido que a borboleta põe os ovos na flor da batateira, não sei como se processa depois, mas a minha mãe dizia que a bisca, como lhe chamava, já vinha na batata...
    De qualquer jeito, deve haver gente entendida nesse assunto, boa sorte...
    Eu se fosse vocês começava a comer nelas para não se estragarem.
    beijinho grande, eugénia

    ResponderEliminar
  2. Eu semeio todos os anos batatas suficientes para o abastecimento normal da minha familia e vou transmitir a minha experiencia: A batata é guardada em sacos de rede de 20/30 Kls. Os sacos depois de cheios são mergulhados em tinas de agua fria onde se mant`me de um dia para o outro ou seja cerca de 12horas. No dia seguinte coloco os sacos em coma de paletes de madeira em local arejado e á sombra até estarem completamente secas.Apos isso sao arrumados em cima de paletes num canto da arrecadação cobertos com um manta de serpilheira para que o ar circule. è assim e não tenho tido problemas com a borboleta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O objectivo é que a imersão destrua algum bicharoco ou é o facto de ser água fria (não pode ser água à temperatura normal?) que vai combater o bicharoco?

      Eliminar